Isso acontece porque o grão do milho é revestido de celulose e nosso organismo não é capaz de digeri-la, a não ser que a gente, durante a mastigação, triture o revestimento pra liberar o conteúdo do milho, que é o que efetivamente nos fornece nutrientes. Se isso não acontece, o milho passa direto pelo sistema digestivo e seu consumo não serve pra nada. Puro desperdício!
Quando eu era criança, criávamos galinhas em casa e vez em quando eu ajudava meu pai a prepará-las para o almoço. Quem já passou por essa experiência provavelmente já se deparou com uma moela recém tirada de galinha. Dentro da moela há um monte de pequenas pedrinhas que a galinha engole junto do milho, enquanto cisca. Isso porque, já que as galinhas não têm dentes, o milho acaba sendo triturado na moela, pela ação mecânica do atrito entre os pedriscos e os grãos.
Não estou sugerindo que passemos a engolir pedras para triturar o milho, como as pobres das galinhas! Nós temos dentes! É muito mais simples, basta mastigá-lo. Então, a partir de agora, vamos todos aderir e divulgar a campanha: "MASTIGUE O MILHO!"
